The Sims Social: mergulhe neste mundo e faça amigos

Passo a passo, tudo que você precisa saber para criar seu personagem e fazer parte do universo virtual do maior lançamento em jogos sociais dos últimos tempos.

Por: Salomão Gladstone

The Sims Social: parte 1 Passo a passo, tudo que você precisa saber para criar seu personagem e fazer parte do universo virtual do maior lançamento em jogos sociais dos últimos tempos.
Foto: Divulgação

Depois de inúmeras versões estouradíssimas em computadores, videogames e celulares há mais de uma década, a série The Sims ganha sua esperada versão em jogo social... e emplaca mais um sucesso instantâneo. Agora você pode compartilhar com seus amigos a diversão de criar um personagem do seu jeito, montar sua casa com tudo que tem direito e interagir com gente virtual cheia de personalidade – e muito mais! The Sims Social acrescenta ao mecanismo já conhecido do The Sims os elementos básicos dos jogos sociais: reputação e XP, troca de favores com vizinhos, administração de energia, missões para conquistar upgrades. Quanto você pagaria por isto? The Sims Social é totalmente grátis para jogar (exceto pelo dinheiro virtual, que opcionalmente pode ser comprado). 

Veja também:
- Parte 2: expandindo suas amizades
- Parte 3: aumente seu patrimônio

Parte 1: basicão para começar em The Sims Social

The Sims Social só funciona para quem tem conta no Facebook. Não tem uma? Aproveite e crie sua conta já: é inteiramente grátis, põe você em contato com os amigos e abre as portas para outros jogos sociais divertidíssimos como FarmVille, Backyard Monsters e CityVille (siga os links para pegar as dicas). Se você já tem conta no Facebook, entre direto na página oficial de The Sims Social e clique em “Play Now”. 

Na tela seguinte, clique em “Permitir” para dar as autorizações necessárias para The Sims Social “conversar” com o sistema do Facebook.

Começando...

A abertura do jogo pode ser um pouco demorada (depende da sua conexão e do poder de seu computador, mas vale a pena esperar: depois da tela de introdução, você é convidado a criar seu personagem (ou melhor, seu Sim). Resista à tentação de clicar em “Play Now!”: estude as opções e divirta-se escolhendo seu nome e sobrenome, sua cor da pele, seu sexo e sua personalidade. Em seguida, clique em “Customize” e escolha os detalhes de cabelos, roupas e acessórios. Opcionalmente, você pode deixar que The Sims Social escolha um perfil de personagem para você. Gostou do resultado? Agora sim, clique em “Play Now!” e mande brasa.

Sua vizinha eletrônica se apresenta como sua assistente para os segredos de The Sims Social. O mecanismo básico é familiar para quem tem quilometragem nos jogos tradicionais da série The Sims, mas é sempre bom acostumar-se com esta versão específica.

Desempacotando...

Para começar, clique na caixa assinalada para saber o que você pode fazer com ela; em seguida, clique em “Unpack”.

Veja seu personagem abrir a caixa... e, de quebra, catar umas moedinhas (clique nelas).

Almoçando...

Você tem que vigiar sempre o bem-estar de seu Sim. Na missão seguinte, você verifica o ícone de fome: se estiver vermelho, seu personagem está precisando seriamente fazer uma refeição. Nesse caso, clique no ícone para procurar comida.

Depois de um caprichado assalto à geladeira, seu Sim ganha um sorrisinho verde: clique nele para aumentar seu placar de felicidade. E (que surpresa!) quando tudo vai bem com seu Sim, ele fica cheio de inspiração para o que der e vier. Por exemplo...

Tocando...

Vamos ver o que fazer com um violão. Clique nele.

Em seguida, clique em “Compose...” para que seu Sim componha uma música. Mas já? Calma...

Se, na tela seguinte, você clicar no botão verde “Compose” que aparece em seguida, essa tarefa será posta na fila de tarefas do seu Sim.

Siga as próximas etapas e veja o personagem tirar um sonzinho e ganhar uns pontos de XP (nada muito diferente de outros jogos sociais, portanto) por sua experiência.

Visitando...

Agora saiba como visitar seus vizinhos! Enquanto você não faz contato com outros jogadores humanos, experimente bater à porta virtual de sua assistente eletrônica: no canto inferior direito, clique no botão correspondente.

Você será enviado a outra casa, muito mais incrementada (calma, um dia você também vai ter uma dessas), e poderá interagir com a dona. Como? Clique nela.

Comece com o pé direito com uma saudação. Clique em “Greet”.

Depois de um bate-papo inicial, vocês dois passam a ser oficialmente conhecidos um do outro, o que poderá levar a níveis mais elevados de interação. Não duvide disso...

Curtindo...

Ligue o aparelho de som e, em seguida, clique em “Dance Together”.

Com seu show de dança a dois, você ganha dois Social Points, que vão se acumulando cada vez que você interage com outros Sims. Clique para recolhê-los.

Agora que você já sabe todo o basicão, você já pode ganhar o mundo: chame os amigos reais para o jogo! Muitos e muitos deles já devem estar no Facebook: quantos deles já devem ter embarcado em The Sims Social? E como fazer para trocar visitas com eles, trocar favores e pregar peças, começar amizades, brigas e romances? É o que veremos em detalhes na parte 2 do tutorial.

Veja também:
- Parte 2: expandindo suas amizades
- Parte 3: aumente seu patrimônio