CityVille: dicas avançadas para você se dar bem como prefeito

Só para feras, o roteiro dos melhores investimentos para sua cidade virtual esbanjar saúde.

Por: Salomão Gladstone

CityVille: dicas avançadas Só para feras, o roteiro dos melhores investimentos para sua cidade virtual esbanjar saúde.
Foto: Divulgação

>>> Veja também: tutorial básico para quem está começando no CityVille

Em CityVille, como na vida real, é preciso estudar direitinho para fazer o melhor investimento. Se você embarcou no sucesso arrasador do jogo social do Facebook (com a ajuda preciosa de nossas dicas e mais dicas em Jogue Aki!) e anda meio confuso com tantas oportunidades imobiliárias para gastar seu dinheiro virtual, acompanhe nossos conselhos para suas City Notas e City Moedas irem mais longe. Não inveje seus vizinhos: tenha paciência, use a cabeça para não entrar em furadas e sempre dê uma mãozinha aos amigos quando eles precisarem.

Aviso: Estamos sempre acompanhando as novidades em CityVille, mas diante do ritmo frenético de mudanças no jogo (ainda em versão beta, lembrem-se) é impossível garantir que as características se mantenham estáveis conforme a descrição. Tudo pode mudar sem aviso prévio e, como os sócios-atletas da Zynga já desconfiam, acaba mudando mesmo!

1. Os níveis cada vez mais difíceis

Os níveis cada vez mais difíceisDepois de algumas semanas de CityVille, você começou a achar que está cada vez mais difícil conseguir estrelinhas suficientes para passar de nível? Não é impressão sua. É muito vantajoso subir um degrau no ranking de CityVille: além de aumentar seu moral com a galera esperta, você ganha uma City Nota a mais, pode ganhar acesso a novas construções e plantações, aditiva seu multiplicador na barra de bônus e (até o nível 28) aumenta sua capacidade de acumular Energia. Só que o intervalo entre um nível e outro vai ficando cada vez maior: no gráfico abaixo, tenha uma ideia de quantos XP são necessários para atingir níveis avançados. De qualquer forma, se há um momento certo para não poupar Energia, é quando você estiver à beira de passar de nível: na hora da virada, seu medidor de Energia será totalmente preenchido num passe de mágica.

2. O que são os Monumentos?

O que são os Monumentos?Já pensou em acrescentar o Big Ben e o edifício Empire State, entre outros, para embelezar sua cidade virtual? Investir em Monumentos pode parecer uma boa se você tem Moedas suficientes para o investimento, mas pense direitinho. Os Monumentos funcionam como Prédios Comunitários: cada um custa 2 milhões (uau!) de Moedas e precisa de 12 funcionários (chame os amigos ou pague 5 Notas para preencher cada posto). Uma vez inaugurado, o Monumento aumenta em 2 mil o limite populacional da cidade e gera mil Moedas por dia, além de bônus de Energia acima da média. Pela fortuna que custa, o Monumento não tem grandes vantagens em relação a Prédios Comunitários regulares, mas a sensação de atrair mais visitantes à sua cidade não tem preço...

3. Energize-se

Energize-seVocê pode comprar Energia usando City Notas (é preciso mesmo?) e ganhar pilhas virtuais dos amigos de CityVille, mas o seu “combustível” é reabastecido automaticamente ao longo do tempo. Você ganha uma unidade de Energia a cada cinco minutos, jogando ou não jogando... mas não de forma ilimitada. O limite de guardar Energia cresce gradativamente quando você sobe de nível, atingindo o máximo no nível 28: daí em diante, você poderá guardar até 30 Energias. Ou seja: para o aproveitamento extremo da Energia, sem desperdício, é preciso entrar em CityVille e desempenhar atividades a cada 2 horas e meia. Haja despertador!

4. Expansões: em busca de mais espaço

Do mesmo jeito que os degraus de subida de nível ficam cada vez mais altos, o custo das Expansões vai aumentando e aumentando. Você precisa de um monte de Moedas para acrescentar à cidade um módulo de 12x12 células, e ainda tem que arranjar com os amigos um número crescente de Licenças de Zoneamento. Para piorar as coisas, em fevereiro de 2011 a Zynga aumentou os requisitos de Licenças de Zoneamento e impôs exigências de população mínima: quem não tiver habitantes suficientes não desbloqueia a Expansão. O preço da Expansão vai subindo até a 22ª adquirida – daí em diante, todas custam 50 mil Moedas. E quando chegar à 28ª Expansão, você precisará liberar impressionantes 10 Licenças. Se arcar com esse custo não é mole, atingir a população necessária se tornará uma verdadeira façanha! Portanto, siga nossa próxima dica...

5. Gerencie a explosão populacional

Gerencie a explosão populacionalCidade grande, em CityVille ou fora dele, é a que tem muitos habitantes: sua missão permanente como prefeito virtual é arranjar Moradia para todo mundo. Já que o espaço é limitado e custa caro, o jeito para sustentar um aumento de população é investir em casas e apartamentos que abriguem mais gente em pouca área. Mas as aparências enganam: nem sempre os grandes negócios são muito evidentes. O Arranha-Céu de Apartamentos, por exemplo, custa 50 mil Moedas, mas só aumenta a População em 150 – isto é, 9,38 habitantes por célula a um custo total de 3.348,15 por habitante (ainda assim, economize suas moedas: lá na frente, você precisará construir Arranha-Céus de Apartamentos para cumprir uma Meta). Em comparação, num Chalé Colonial são 13,33 habitantes por célula, a um custo total por habitante de apenas 124,86 Moedas.

6. Aluguéis como fonte de renda (talvez)

Aluguéis como fonte de renda (talvez)Os Negócios são as verdadeiras minas de ouro de CityVille. Mas as Moradias também podem render um bom dinheiro: é só recolher os aluguéis em intervalos regulares e distribuir Decorações perto das casas e apartamentos para o dinheiro aumentar ainda mais. A grana vale a pena? Depende do perfil do imóvel e do jogador. Além de gastar espaço, Moedas e Energia para tornar a Moradia habitável, você vai precisar de uma unidade de Energia para cobrar cada aluguel e de tempo para cobrá-lo nos intervalos certos (os aluguéis não são cumulativos: se você não cutucar a Moradia, o dinheiro se perde). Não sendo possível gastar o dia inteiro clicando em Moradias, prefira investir naquelas mais graúdas, que só dão aluguéis a cada 24 horas ou mais. E algumas casinhas de níveis básicos rendem aluguéis tão baixos que não compensam nem a Energia gasta para cobrá-los: não tenha pena de botá-las abaixo e abrir espaço para Moradias (e aluguéis) mais interessantes.

7. Qual é a do Bônus Diário

Qual é a do Bônus DiárioEntrar todo dia em CityVille sempre vale muito a pena, começando pelas recompensas da Zynga aos jogadores dedicados. A cada 24 horas surge um Bônus Diário, avisado por email e por um alerta na borda esquerda da tela de CityVille: clique nele e pegue seu pacotinho diário de Moedas. Quem recolher o Bônus Diário cinco dias seguidos corre o “risco” de receber inteiramente grátis uma Torre com Cobertura – uma Moradia para 220 habitantes em apenas 9 células, que rende 230 Moedas (fora os adicionais por Decorações vizinhas) por dia. O problema é que o prêmio não é automático: você pode clicar nos Bônus todo dia, religiosamente, mas a chance de conquistar a Torre com Cobertura não passa de 5 por cento. Se não ganhar o lindo edifício, você recebe mil Moedas e começa um novo ciclo de cinco dias de Bônus Diários. A Torre com Cobertura não pode ser comprada, mas ainda é preciso gastar oito unidades de Energia para construí-la.

8. Navios, trens e campos verdejantes

Navios, trens e campos verdejantesPara quem se acostumou às primeiras fases de CityVille, as Plantações são “a” maneira de conseguir Produtos regularmente para fazer estoque e abastecer os Negócios. Mas quem usa os meios de transporte pode conseguir mais por seu tempo, dinheiro e Energia. Duvida? Quando puder, construa um Píer, encha-o de Barcos e não os deixe parados. Em comparação com as Plantações, os Barcos ocupam menos espaço e costumam demandar menos Energia na coleta dos Produtos – de qualquer forma, você tem que estar preparado para clicar nos Barcos quando chegarem, ou os Produtos vão estragar. A rota de Navegação mais rentável é Rotas do Rio: cada Produto custa 0,67 Moeda, se você tiver paciência de esperar 2,1 dia para receber a carga. E não dispense os Trens. Você pode se assustar com o preço dos Produtos trazidos pela ferrovia (no mínimo, 1 Moeda por Produto), mas as cargas não estragam nos vagões e você não gasta Energia no desembarque. Por fim, é possível fabricar Produtos em CityVille: confira a dica abaixo...

9. Ponha CityVille na Era Industrial

Ponha CityVille na Era IndustrialA Fábrica de Produtos (Goods Factory), uma novidade de CityVille, se destina à produção de Produtos Premium: mercadorias que não estragam e dão um retorno 10 por cento maior que o de Produtos comuns (e esse bônus é cumulativo com o das Decorações vizinhas). Como fazer Produtos Premium? Quando cumprir a Meta relacionada, a Fábrica de Produtos estará à sua disposição no Depósito – você precisará de 10 Energias para construí-la e a colaboração dos vizinhos para conseguir uma (boa) quantidade dos elementos que faltam. Daí em diante, a Fábrica funciona por tarefas, uma por vez. Cada tarefa gera um certo retorno em Produtos Premium e demanda certas quantidades de tempo e dinheiro. Com um agravante: para cada tarefa, você terá que contratar um número de amigos de CityVille para ajudá-lo, ou gastar City Notas para preencher as vagas. Você poderá armazenar até 1.00 Produtos Premium (por enquanto). Quando você abastecer os Negócios, os Produtos Premium serão usados primeiro até acabarem: daí em diante, os Produtos comuns serão usados, mas o bônus de 10% não incidirá sobre eles.

10. Cuide bem das franquias

Cuide bem das franquiasJá viu aquele seu vizinho de CityVille que começou a jogar um dia desses e já tem o cobiçado (e caro) Restaurante Torre? Sempre que tiver espaço e população suficientes, destine um lote para franquias. Aí é só divulgar a oportunidade ao máximo e esperar que chovam as propostas de vizinhos – afinal, vai chover dinheiro para eles e para você também! Se o seu nível e sua conta de Moedas estiverem baixos, é a grande chance de você conseguir um Negócio totalmente fora de seu alcance: com alguma sorte e os amigos certos, você pode embelezar sua cidade com o Restaurante Torre sem gastar um centavo, ou um lucrativo Cinema antes de ter alcançado os requisitos de CityVille para construí-lo sozinho. Cuide bem das franquias que fazem dinheiro grosso e cerque-as de Decorações para multiplicar a renda.