CityVille: dicas para você aprender a jogar desde o começo

De casinha em casinha, descubra as manhas do jogo social que tomou conta do Facebook num piscar de olhos.

Por: Salomão Gladstone

CityVille De casinha em  casinha, descubra as manhas do jogo social que tomou conta do  Facebook num piscar de olhos.
Foto: Divulgação

>>> Veja também: 10 dicas para quem já criou sua cidade no CityVille

Depois do sucesso arrasador de FarmVille e tantos outros jogos sociais cultuados pela galera, a Zynga se deu bem outra vez com CityVille, o simulador de construção de cidades que junta as emoções do tradicional SimCity com os poderes da internet. Lançado em dezembro de 2010, CityVille levou apenas um mês para conquistar milhões de prefeitos virtuais e se tornar o aplicativo (ou seria o vício?) número 1 do Facebook. Siga nossas dicas para assumir o controle em CityVille: construa casas e empresas cada vez maiores, movimente a economia, cobre aluguéis, ajude e seja ajudado pelos amigos... e veja sua cidadezinha se transformar em uma pujante metrópole.

Para começar...

Para começar...É necessário ter uma conta ativa no Facebook para entrar em CityVille. Se você não tem uma conta, crie uma em www.facebook.com. Quem já tem conta pode cortar caminho para www.cityville.com ou aceitar um convite dos amigos (você já deve ter recebido uma chuva de convites, não é?). A partir daí, CityVille funciona no navegador, dentro do Facebook.

Tenha paciência, pois a interface é lenta. Montar cada um dos elementos do cenário de CityVille dá um trabalhão para o computador, e toda vez que você entrar em CityVille será preciso esperar carregar tudo outra vez. Também não espere milagres de velocidade ao interagir com os amigos (troca de presentes, envio de convites e atividades similares) ou para reconectar-se ao servidor da Zynga depois de um período de inatividade do jogo: o jeito é esperar, esperar, esperar.

Sua cidade começando do (quase) nada

Sua cidade começando do (quase) nadaQuando você começa a jogar CityVille, seu território nem é ainda uma cidade – cabe a você, como no SimCity, desenvolvê-la com seus recursos que não estão exatamente sobrando. No ponto de partida, você tem um pedacinho de terra, algumas ruas e construções, e a personagem virtual Samantha como sua única amiga. Fique de olho, pois Samantha (e, depois dela, um grande elenco de assistentes virtuais) fornecerá preciosas dicas para você entender o mecanismo de CityVille e conduzi-lo pela série de objetivos (Goals) que deverão ser cumpridos para desbloquear uma sequência de recursos avançados no jogo.

A atividade econômica da comunidade começa do mais básico: é preciso manter uma plantação (como no FarmVille, só que com um mecanismo mais simples) para abastecer o comércio local com mercadorias e manter os habitantes satisfeitos. Cabe a você plantar e colher nos momentos certos e construir as casas e lojas atendendo às necessidades. Isso dá trabalho: é preciso cobrar aluguéis e reabastecer o comércio com mercadorias de vez em quando. Para assegurar o crescimento da população, será preciso construir prédios públicos, como agências de correio e hospitais. E quanto mais elementos de decoração houver perto do imóvel, mais dinheiro ele rende.

Gerencie seus recursos...

Gerencie seus recursos...O seu dinheiro virtual é contado em moedas (Coins), que pingam em sua conta como recompensa por seus esforços, e notas (Cash), concedidas a cada subida de nível ou em alguma das promoções disponíveis na aba Earn City Cash. Alguns itens só podem ser comprados com Coins, outros, só com Cash: sementes, construções, decoração, mercadorias de outros jogadores, salários de funcionários e muito mais – as possibilidades vão aumentando quanto mais você avança em CityVille.

O indicador de energia (Energy) é restaurado em um ponto a cada cinco minutos; você também pode ganhar energia de presente dos amigos, comprá-la com Cash ou receber unidades de bônus em várias situações de CityVille. Energy é necessária para quase todas as tarefas do jogo: se o seu indicador estiver zerado, você não conseguirá nem cobrar aluguéis. Coins, Cash e Energy podem ser comprados com dinheiro (real) através da Zynga, mas isso não tem muita graça...

O indicador de estoque (Goods) mostra quantas unidades de mercadorias você tem para abastecer o comércio local ou transacionar com outros jogadores.

E, finalmente, os pontos de experiência (XP) são recebidos em cada atividade executada. Acumule-os para passar de nível em CityVille.

Quem planta se garante

Quem planta se garantePara plantar em CityVille, clique no botão Build e escolha o item Farming: escolha a planta de sua preferência e clique nos pedaços de terra arada para semeá-los (se faltar espaço, você pode arar um quadradinho de terra desocupada por 100 Coins). Cada espécie vegetal tem seu preço, seu tempo para crescimento e seu tempo máximo para colheita – por exemplo, a berinjela (eggplant) leva 1 hora para crescer e mais 2 horas à disposição para colheita. Quando você faz a colheita, clicando sobre a plantação madura, aumentam seus indicadores de Coins, Goods e XP. Mas é preciso gastar Energy proporcional à tarefa. No começo, a atividade agrícola de CityVille não parece muito interessante, mas várias plantações de alto rendimento estão disponíveis para quem atingir níveis avançados ou pagar City Cash para desbloqueá-las antecipadamente.

Casas e comércio

Casas e comércioSuas aventuras no ramo imobiliário começam modestamente, mas com um pouco de inteligência é possível garantir uma renda segura. No botão Build, selecione nos itens Housing ou Businesses o tipo de residência ou loja a ser construída, e escolha a localização (sempre junto a uma rua existente). Cada construção demanda algum dinheiro para o material e uma certa quantidade de unidades de energia. Se precisar de mais de uma Energy, vá clicando na obra até ficar pronta... se o seu indicador de Energy chegar a tanto, é claro.

As residências pagam aluguéis regularmente, em intervalos que são determinados pelo tipo de habitação; as casas comerciais também pagam conforme o atendimento de certos números de clientes. Em ambos os casos, fique de olho nos sinais sobre os imóveis indicando que estão prontos para pagar, e clique neles. Cada coleta de aluguel gasta 1 Energy e rende Coins e XP. Quando as lojas estiverem com estoque baixo, clique nelas para reabastecê-las (desde que haja Goods suficientes) e manter os negócios funcionando. Outro meio de conseguir Goods para o comércio local é fazer uma encomenda internacional: confira no item Shipping as múltiplas possibilidades que estarão ao seu dispor em etapas mais avançadas de CityVille.

Fique de olho nas Decorations: além de embelezar sua cidadezinha, cada uma daquelas árvores decorativas, bancos de praça, canteiros de flores e monumentos aumenta sua renda sobre os imóveis vizinhos. Um bom esquema de decoração em torno de um negócio bem rentável pode ser um baita investimento.

Expanda-se

Expanda-seQuando se esgotar a capacidade de crescimento de sua população, você só conseguirá construir novas casas se pelo menos um novo Community Building estiver pronto e funcionando. O primeiro disponível é o City Hall: como toda construção, exige Coins e Energy para ficar pronta. Mas só começará a funcionar se todos os postos de trabalho correlatos estiverem ocupados. Há duas formas de resolver isso: pagando CityVille Cash para contratar funcionários virtuais, ou convidar seus amigos (reais) para ocupar os postos. Os prédios públicos vão ficando cada vez mais complexos e cheios de funcionários; portanto, é sempre prático e econômico conhecer muitos jogadores de CityVille – por isso é que chamam de “jogo social”! E quando os limites da cidade ficarem pequenos demais para suas ambições, compre terras nos arredores (item Expansions). Custa caro, mas vale a pena.

Bônus, bônus e mais bônus

Bônus, bônus e mais bônusToda vez que você desempenha uma atividade em CityVille, pulam na sua tela as moedas ou mercadorias equivalentes e até quatro estrelinhas de XP. De vez em quando também aparecem uns extras interessantes, como unidades de energia e itens colecionáveis (junte cinco da mesma categoria e troque por um objeto especial). Qual é o pulo do gato? Clique rapidamente em tudo que pipocar, sempre: a sua esperteza reverterá num bônus que multiplicará o rendimento de sua atividade – note o indicador na parte superior direita da tela. E quanto mais avançado o seu nível em CityVille, maior é o fator multiplicador. Experimente recolher muitos aluguéis numa sequência rápida e veja quantos cliques seguidos você consegue.

Faça uma social

Faça uma socialAdicione o máximo possível de vizinhos em CityVille: eles valerão ouro! A cada dia você pode visitar a cidade de um vizinho e executar até cinco tarefas para ele, como cobrar aluguéis, cortar árvores ou regar plantações. Essas atividades renderão Coins, Energy e XP, além de pontos de reputação que elevarão seu moral diante dos vizinhos. Você pode dar e receber presentes, desde unidades de energia até umas inutilidades adoráveis (quem é veterano no FarmVille sabe). Você pode abrir franquias de seus negócios nas cidades dos vizinhos e dar permissão para que os vizinhos estabeleçam filiais no seu território. Vários recursos de CityVille só estão disponíveis para usuários com um certo número de vizinhos. Por exemplo, quem tem pelo menos 8 vizinhos pode usar o trenzinho para comprar ou vender mercadorias. Com uma boa colaboração da turminha esperta, você pode até fazer nevar em sua cidade! Se você for extremamente popular, pode juntar até 300 vizinhos em CityVille; cuide para dar tratamento VIP a todos eles.