Backyard Monsters: entre na diversão mais monstruosa do Facebook

Parte I: Passo a passo, aprenda a montar seu quintal virtual e bote pra quebrar com criaturas de cair o queixo.

Por: Salomão Gladstone

Backyard Monsters Parte I: Passo a passo, aprenda a montar seu quintal virtual e bote pra quebrar com criaturas de cair o queixo.
Foto: Divulgação

Embarque no sucesso de Backyard Monsters, o jogo social mais pirado do Facebook! Começando em um quintal modesto e aproveitando materiais de variados níveis de tosqueira, sua missão é fazer uma criação de monstros louqíssimos, prontos para defender sua aldeia e atacar os invasores. Para isso, você tem que tomar decisões inteligentes, usar dinheiro e materiais sem desperdício e buscar sempre a expansão do negócio... Mas como começar? Entre em Backyard Monsters e siga o mecanismo de orientação para conhecer as operações básicas, como Jogue Aki! mostra a seguir. 

Ué, cadê os monstros?

Básico do básico: para entrar em Backyard Monsters, é preciso ter uma conta no Facebook. Se você não tiver uma, aproveite e faça a sua: é grátis e ainda serve para conhecer a maior galera e entrar em muitos sucessos dos jogos sociais como FarmVilleCityVille e Mafia Wars. Uma vez no Facebook, siga o link e entre em Backyard Monsters.

A partir daí, a mãozinha do tutorial o conduzirá pelo basicão das operações, começando pela apresentação do Quebrador de Gravetos (hein?). Quando você clica na máquina, aparece um contador de gravetos (um insumo importantíssimo para todas as suas obras) e um botão para você mandar estocar esses gravetos.  Até agora, nem um monstrinho para contar a história, mas sua paciência será recompensada...

Progresso contínuo

Siga as instruções e faça o upgrade do Quebrador de Gravetos para o Nível 2 -- e, como em todo upgrade daqui em diante, você terá que cumprir algumas exigências e utilizar os Recursos que são sempre limitados!). Uma vez concluído o upgrade, o seu Triturador de Gravetos passa a trabalhar mais rápido, e você ganha uma recompensa disponível através do botão Missões (o mesmo que o balão de ajuda chama de "Buscas" e o próprio quadro chama de "Quests" -- cuidado para não se perder na confusão da tradução).

Ataque e defesa

As coisas começam a ficar divertidas quando chega a hora de defender o seu quintal: para isso, construa uma Torre de Franco Atirador. Siga os botões conforme indicado: dentre os recursos ao seu dispor, será preciso gastar nessa obra 1.500 Gravetos, 2.000 Pedras e 500 unidades de Massinha. A Torre ficou pronta? Pode esperar: logo seu quintal será invadido por uma horda de monstrinhos verdes do quintal inimigo. De qualquer forma, o poder de fogo da Torre repelirá o ataque de forma fulminante, e você poderá revidar a invasão quando tiver o equipamento necessário e uma população suficiente de monstrinhos.

Um teto para as criaturas

A primeira etapa é a construção de um Alojamento. Assim que estiver pronto,  o seu "curral" será povoado por vinte Pokeys rosadinhos. No começo, não impressionam muito, mas logo as coisas vão melhorar... Note que a “loja” de monstros tem incontáveis opções, e com os devidos recursos e níveis de jogo você poderá adquirir criaturas bem mais assustadoras.


Ponha sua grana para funcionar

Shiny, o dinheiro do jogo, pode ser usado para muitos fins, mas seu suprimento é muitíssimo limitado (quem conhece as Notas do CityVille sabe como é): você só aumenta seu estoque de Shiny em ocasiões especiais ou usando seu cartão de crédito (real) para comprá-los. Portanto, não gaste Shiny em besteiras! Uma tarefinha de Backyard Monsters dá um exemplo de uso de Shiny: comprar um trabalhador extra. Experimente! Como resultado, em suas próximas obras, você poderá construir o Lançador e a Sala de Mapas ao mesmo tempo. Note que as construções mais complexas são mais demoradas: se quiser acelerá-las, será preciso gastar mais Shiny ainda.